sexta-feira, 21 de maio de 2010

UNIUBE ABERTA 2010

OLÁ PESSOAL!!!





A UNIVERSIDADE ABRE SUAS PORTAS E APRESENTA OS CURSOS.
NA OPORTUNIDA OS ALUNOS DA INTITUIÇÃO MOSTRARÁ OS LABORATÓRIOS DOS CURSOS. NÓS ALUNOS DE COMUNICAÇÃO APRESENTAREMOS OS LABORATÓRIOS DE RÁDIO, TELEVISÃO, FOTOGRAFIA...
VENHA E PARTICIPA DESSA FEIRA DE PROFISSÕES.


BJÃO!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ROCK ROLL 10/05/10

Olá Pessoal!

Na aula dessa terça-feira, o professor André deu um show... de ROCK

Aqui a música que inventamos na hora...

THANANANANANA ou THALALALALALA ( sei lá cada um cantou de um jeitooo)
VOCÊ ERA TUDO QUE EU TINHA
VOCÊ ERA O SOL DA MINHA NOITE
E A LUA DO MEU DIA
POR QUE ISSO ACONTECEU COM A GENTE?
NÃO SEI O QUE SE DEU, SÓ DA VOCÊ NA MINHA MENTE
THANANANANANA OU THALALALALALA
HOJE EU NÃO SEI O QUE FAZER,
SÓ SEI QUE PERDI VOCÊ
AGORA A DOR TOMOU CONTA DE MIM
JÁ NEM SEI, ACHO QUE SERÁ O FIM....



(FICOU BOA NÃO!?)

Aqui o vídeo...

FOTONOVELA

Neste trabalho tivemos que criar uma fotonovela.

Meu grupo se reuniu no Parque das Acacias (Piscinão)
para tirarmos as fotos...

Nosso tema foi sobre O Meio Ambiente, a importância da preservação a natureza.

 P.S: IREI POSTAR A FOTONOVELA PARA VOCÊS...AGUARDEM

A CULTURA DO MUNDO/ AULA 18 (continuação aula 17)

A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo - pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas. O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural (isso é denominado etnocentrismo), depreciando o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade – discriminando o comportamento desviante.

Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário que o indivíduo tenha um mínimo de conhecimento da sua cultura para conviver com os outros membros da sociedade. Nenhum indivíduo é perfeitamente socializado. São estes espaços que permitem a mudança. Qualquer sistema cultural está num contínuo processo de mudança.
Existem dois tipos de mudança cultural: interna, resulta da dinâmica do próprio sistema cultural. Esta mudança é lenta; porém, o ritmo pode ser alterado por eventos históricos, como catástrofe ou uma grande inovação tecnológica. A mudança externa é resultado do contato de um sistema cultural com outro. Esta mudança é mais rápida e brusca.
O tempo é um elemento importante na análise de uma cultura. Assim, da mesma forma que é importante para a humanidade a compreensão das diferenças entre os povos de culturas diferentes, é necessário entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema.

A CULTURA DO MUNDO / AULA 17 (continuação aula 16)

Cultura: um conceito antropológico

Desde a antigüidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas. As características biológicas não são determinantes das diferenças culturais: por exemplo, se uma criança brasileira for criada na França, ela crescerá como uma francesa, aprendendo a língua, os hábitos, crenças e valores dos franceses. Podemos citar, ainda, o fato de que muitas atividades que são atribuídas às mulheres numa cultura são responsabilidade dos homens em outra.

O ambiente físico também não explica a diversidade cultural. Por exemplo, os lapões e os esquimós vivem em ambientes muito semelhantes – os lapões habitam o norte da Europa e os esquimós o norte da América. Era de se esperar que eles tivessem comportamentos semelhantes, mas seus estilos de vida são bem diferentes. Os esquimós constróem os iglus amontoando blocos de gelo num formato de colméia e forram a casa por dentro com peles de animais. Com a ajuda do fogo, eles conseguem manter o interior da casa aquecido. Quando quer se mudar, o esquimó abandona a casa levando apenas suas coisas e constrói um novo iglu.

O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação ou socialização. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada. Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens. O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado

A cultura é o meio de adaptação do homem aos diferentes ambientes. Ao invés de adaptar o seu equipamento biológico, como os animais, o homem utiliza equipamentos extra-orgânicos. Por exemplo, a baleia perdeu os membros e os pêlos e adquiriu nadadeiras para se adaptar ao ambiente marítimo. Enquanto a baleia teve que transformar-se ela mesma num barco, o homem utiliza um equipamento exterior ao corpo para navegar.

A cultura é um processo acumulativo. O homem recebe conhecimentos e experiências acumulados ao longo das gerações que o antecederam e, se estas informações forem adequada e criativamente manipuladas, permitirão inovações e invenções. Assim, estas não são o resultado da ação isolada de um gênio, mas o esforço de toda uma comunidade.

A CULTURA DO MUNDO/ AULA 16

Começamos um debate sobre a cultura do mundo, bastante interessante... as diferencias culturais...
P.S: As (outras) aulas não postadas foram nos dias que apresentamos nossos trabalhos...
Uma delas o prof.André viajou para Brasília, para participar da II Conferência Nacional de Cultura realizada no Complexo Cultural Funarte.

domingo, 16 de maio de 2010

CHEGOU A HORA 16 e 23/03

Finalmente chegou o dia em que todos esperavam, ansiosos e ao mesmo tempo nervosos... A apresentação do trabalho O Corpo Fala...

Cada grupo com sua criatividade, teve ótimas apresentações... foi um trabalho bem divertido de se fazer.

Aí algumas fotos...




quarta-feira, 12 de maio de 2010

VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA MÍDIA? / AULA 8



Foi uma ótima aula, onde dividimos em dois grupos para debatermos sobre a mídia: um grupo seria o que apontaria os erros e o outro grupo seria o que defenderia.

E veja o que rolou:

A mídia manipula por ética jornalística...

O jornalismo deixa muitas notícias boas de lado e isso as vezes diminui a atenção das pessoas pelas notícias...


Foi muito interessante... E engraçado (Onde já se viu ir de ônibus a Roma) KKKKKKKKKKKKKKK

E você? É contra ou a favor?

FOTOGRAFIA / AULA 6

A fotografia nasceu em preto e branco e desde então vem se evoluindo cada vez mais, a fotografia ajuda-nos a compreender uma matéria que está sendo lida...

Fotografia expressiva é a interpretação que o fotografo tem da foto tirada... que muitas vezes interpretamos totalmente diferente.

Também tem aquela foto que não combina nadinha com a legenda...

É atráves de fotos que guardamos momentos especiais, dias especiais com pessoas especiais...

 Sabe essas novas máquinas digitais?
 É uma palhaçada! É bom aquelas em que você tira as fotos e pode guarda-las, colocar em portas retratos ou colar em álbuns...



Isso é tudo por hoje!

Até a próxima

terça-feira, 11 de maio de 2010

O CORPO FALA / AULA 5

Na 5º aula de Fundamentos Científicos da Comunicaçåo iniciamos o trabalho da Comunicaçåo Corporal, onde percebemos que o nosso corpo é um meio que usamos para nos comunicar-mos atráves de gestos e atitudes, que muitas vezes com a fala nåo se é compreendida. Também é um meio de vermos se a pessoa está sendo ou nåo verdadeira, se está ou nåo te dando atençåo.

O livro O CORPO FALA do autor Pierre Weil, que utlizamos para fazermos esse trabalho nos mostra atráves de 3 simbolos de animais: Boi, Aguia e Leåo como såo as nossas reaçøes.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

COCA-COLA / AULA 4


Na 4ª aula o prof. André passou um documentário muito interessante sobre a COCA-COLA.

Foi em 1886 que John Perberton, um farmacêutico de Atlanta, criou a bebida que se tornaria um grande símbolo mundial - a Coca-Cola. A bebida que se tornou um remédio para dores de cabeça e hoje apreciada pelas pessoas do mundo todo. Em 1930 a Coca-Cola lança a versão Papai Noel (São Nicolau). Que em época de Natal vemos em propagandas o bom velhinho "grudado" numa garrafa de Coca-Cola.


  
O produto de cor preta e que a principio nada tem de simpático, nunca perdeu força pra nenhum outro.
Com quase dois séculos de existência alcança um índice de venda absoluto...
Entre boatos e mitos o produto não perde a força de estar entre os mais consumidos no mundo.
Seu logotipo não sofre mudanças acentuadas e isso faz com que o consumidor não perca imagens visuais.
Quem não conhece o vermelho e branco da coca cola com a letra C estilizada?
Difícil crer quando ouvimos alguém dizer não gostar de Coca Cola!
Quem nunca ouviu dizer que só dois homens no mundo conhecem a fórmula secreta do tão famoso refri???
Suas campanhas apoiando esportes e olimpíadas são estratégias fortes e faz com que esteja sempre na cabeça de todos.
Campanhas de natal com um imenso urso polar sempre a nível mundo, pra nós brasileiros onde está o gelo e o urso polar?
 

“Eis aqui uma idéia à Coca-Cola: Por que não fazer uma campanha com imagens mais tropicais em um clima quente e colorido, com araras voando e um lindo macaquinho tomando uma Coca-Cola gelada?


COCA-COLA o refrigerante que atravessa gerações, refresca atletas, mata a sede de urso polar, acompanha milhares de pessoas nas mais diversas situações é indiscutivelmente BÁRBARO... Por quê??? Coca-cola é isso ai....


Essa até agora na minha opinião é a "melhor", mais divertida.

domingo, 9 de maio de 2010

PROGRAMA DNA 09/05/2010

No programa DNA de hoje o professor André Azevedo entrevistou o pré candidato a presidente José Serra.

Consegui ver através desta entrevista um José Serra mais solto, livre, expontâneo, tranquilo e muito a vontade..... contando fatos de sua infância, detalhando sua convivência com os pais, sua vida na faculdade, e aos 21 anos viveu um dos períodos mais obscuro que houve no Brasil - a Ditadura. - seu exilio no Chile e com essa entrevista fiquei conhecendo mais um pouco sobre a pessoa e candidato a presidência do Brasil.

Parabéns, prof. André.
FELIZ DIA DAS MÃES




Mãe você é tudo pra mim...Te amo muito...
Obrigada por você existir.

A FALTA DE OPORTUNIDADE

Por estarmos vivendo um período diversificado em nossa MPB, tive o interesse e a oportunidade em saber como é a vida e expectativa de uma compositora e interprete que enfrenta as dificuldades e acesso a divulgação de seu trabalho.

Mara Foroni

Annelise Como você descobriu sua capacidade de compor?

Mara Foroni Quando eu tinha uns 11 anos, sem perceber me vinham as melodias e alguns trechos de letras em minha cabeça. Eu pegava o violão e aquilo fluía de forma tão espontânea, quando me dava conta, a canção estava pronta. Minha primeira composição foi a música "Não Percas Tempo".

Annelise Na sua vida profissional, já passou por momentos de decepções? Como foi?

Mara Foroni Sim, porque a principio tudo que fazemos e colocamos a mostra, esperamos um reconhecimento, um resultado. Desde que apostei em minhas composições e na minha forma de interpretar, esperei um retorno, porque de certa forma tenho um senso crítico muito grande e vejo em minhas composições conteúdos aproveitáveis, mas infelizmente a nossa MPB foi sufocada por músicas de escrachos que alcançam o sucesso rápido.

Annelise Existe algum compositor que você se identifica ou se espelha?

Mara Foroni Não consigo perceber uma identificação, mas me espelho na forma de compor de vários deles... No geral compositores que se preocupam em deixar uma mensagem inteligente de proveito que saibam falar de amor sem ser piegas, falem do cotidiano sem serem fantasiosos demais.

Annelise Como se sente quando estar cantando?

Mara Foroni Quando fazemos o que gostamos, já existe uma satisfação muito grande. Eu canto com prazer, existe um trecho de uma das minhas músicas que diz: " EU CANTO, POIS É MEU RECONFORTO MINHA CALMA. ME ALIMENTA, NUTRI MINHA ALMA... ME AFLORA OS SENTIMENTOS PRA AMAR ".

Annelise Você teve ou tem alguma composição que teve destaque no cenário nacional da música?

Mara Foroni A composição MUITO TANTO, na minissérie TEREZA BATISTA CANSADA DE GUERRA, na Rede Globo

Annelise Qual seu cantor (sua cantora) preferido (a)?

Mara Foroni Não tenho um especificamente, porque hoje em dia existe uma gama muito grande de interprete e de estilos muito diferentes, mas classifico por vozes e estilos.

Annelise Diante do que você disse sobre momento crítico que a nossa MPB está passando, você vê a chance das boas músicas voltarem a tocar em nossas emissoras e cenários?

Mara Foroni Parto do princípio de que boas músicas são imortais, prova disso que nas novelas e em várias regravações despontam músicas dos anos 70 80 90 e toda essa geração canta e gosta. Eu acredito que haverá momentos em que todos ficaremos mais seletivos e exigentes... Tenho Fé.

Annelise Em algum momento você pensou em desistir de tentar e batalhar um espaço para o seu trabalho?

Mara Foroni Não diria o termo desistir, mas momentos de abatimentos, introspecção tive vários. Tomo isso como um fôlego para resistirmos aos nãos que recebemos.

Annelise Um sonho realizado?

Mara Foroni Durante alguns anos eu me afastei totalmente da música. Em 98 resolvi fazer um CD com várias músicas minhas e tentar a sorte. Foi um termômetro, me trouxe alegrias, desencantos.

Annelise O que você tira de tudo isso?

Mara Foroni De que se temos um sonho e algo para se acrescentar ao mundo ou à nós mesmos, devemos coloca-lo em prática. Não importa o resultado, faça-o da melhor forma com amor e dedicação. Melhor tentar que ficar na vontade.

Mara Foroni - Valentia




sexta-feira, 7 de maio de 2010

Fundamentos Cientificos da Comunicação/ AULA 3

Na 3ª aula, falamos sobre o modo do corpo se expressar, a boca pode falar uma coisa e o corpo fala completamente o oposto. Falamos também sobre a importância da leitura em nossas vidas, principalmente no curso de Comunicação.
A leitura não corresponde a uma simples decodificação, mas sim a interpretação e a compreensão do que lemos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fundamentos Cientificos da Comunicaçao/ AULA 2

Escravos de Jó

Uma brincadeira que tinha como objetivo
mostrar que trabalhar em equipe é fundamental
para obter o sucesso...

sábado, 1 de maio de 2010

Começando um Sonho

Olá Pessoal


Meu nome é Annelise e sou aluna de Jornalismo da Universidade de Uberaba.




Sejam Bem Vindos ao meu blog



Calouros do curso de Comunicação Social (Jornalismo/Publicidade e Propaganda) 2010