A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos rodeiam, de perceber o mundo sob diversas formas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro com tudo isso estamos de certa forma lendo...
Paulo Freire (1921 - 1997) desenvolveu uma reflexão sobre a leitura que tem muito a contribuir para alunos de Comunicação. Para Freire, um texto jamais deve ser lido com a ligeireza e a displicência daqueles que acreditam que o conhecimento é um processo meramente acumulativo. Aprender é um processo muito mais profundo, complexo e intenso do que a simples memorização mecânica de informações descoladas da realidade. Essa memorização leva apenas ao que Freire chamava de "verbosidade", de "palavra oca". Conhecimento é outra coisa.
Ler a realidade é reescrevê-la. E reescrevê-la significa transformá-la. Isso quer dizer que se estamos sendo bons leitores estamos transformando esse mundo.
Não basta apenas memorizá-lo. A memorização não é aprendizagem, não é conhecimento. É preciso transformar para conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário